quarta-feira, 28 de maio de 2008

A Curiosidade Premiada - Col. Passa Anel - Fernanda Lopes de Almeida

Resenha: Glorinha pergunta sobre tudo, incomoda todo mundo. Mas logo todos percebem que este é um bom jeito de descobrir o mundo.Considerado altamente recomendável para a criança pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil.Prêmio de Melhor Livro de Literatura Infantil da Associação Paulista de Críticos de Arte.

Soprinho - Fernanda Lopes de Almeida

Resenha: Todos os bosques do mundo são encantados. Se você não acredita, é porque ainda não conhece soprinho. Só ele tem o poder de fazer a gente ver tudo de forma diferente. Basta receber o seu sopro e pronto! Você descobri um mundo habitado por fadas, mágicos, duendes, gênios, todos eles entregues a um trabalho misterioso. E por fim desvenda o grande enigma: afinal quem é bom e quem é mau no reinol da natureza? Mas soprinho ainda deixa outra pergunta no ar: o que é bom e o que é mau em nossa própria vida?

O Equilibrista - Col. Passa Anel - Fernanda Lopes de Almeida

Resenha: A vida de um equilibrista está sempre por um fio. Tentando se manter sobre esse fio chamado “vida”, ele vai construindo sua trajetória.

Gato Que Pulava Sapato - Col. Passa Anel - Fernanda Lopes de Almeida

Resenha: Vale a pena superproteger quem a gente ama? A dona do gatinho Mimi descobriu que a maior alegria que se pode dar é a liberdade.

Pinote o Fracote e Janjão o Fortão - Col. Passa Anel - Fernanda Lopes de Almeida


Resenha: Janjão era o valentão da turma, mas não imaginava que um menino pequeno como Pinote fosse capaz de derrotá-lo.

O Rei Maluco e a Rainha Mais Ainda - Fernanda Lopes de Almeida


Resenha: No reino desta história, as pessoas fazem o que dá na telha: o padeiro não fabrica pão há anos porque prefere pintar quadros, uma moça passa a vida ao lado de um poço esperando se encontrar no que sai lá de dentro, uma velhinha vigia a Torre do Sono para que ninguém se atreva a dormir... e todos procuram um estafilágrio, coisa que ninguém sabe o que é. Mais malucos ainda são o rei e a rainha: é ele quem serve o povo (até engraxa os sapatos do engraxate!) e só será coroado depois de ter servido bastante, e é ela quem dá aula quando a professora falta. Todo mundo ali fala o que tem vontade e acha muito sábios os provérbios do avô do rei, coisas aparentemente sem pé nem cabeça como "quem nunca se afoga muito se arroga" e "uma cauda sem tropeço ou é falsa ou é de gesso". É nesse lugar que a menina Heloísa vai parar um dia, guiada por uma formiga falante e questionadora. Levando na bagagem todas as referências do seu próprio mundo, Heloísa chega achando tudo aquilo muito errado. Os habitantes malucos do reino, por sua vez, acreditam que é Heloísa quem tem problemas - para eles, ela sofre de "dicionário", mal que acomete quem se prende demais ao uso literal e utilitário das palavras. Em meio a diálogos sensacionais e situações muito inusitadas, Heloísa vai, aos poucos, descobrindo que cada um tem o seu jeito de ser e que há mais de uma maneira de ver as coisas. Enquanto acompanham as aventuras da menina, os leitores compartilham as suas descobertas e, assim como ela, assimilam sem perceber valores essenciais: o questionamento do senso-comum e a autoconfiança.

segunda-feira, 19 de maio de 2008

Lá Vem o Ano Novo - Ruth Rocha


Resenha: Chegou a hora do Ano Velho partir e dar lugar ao Ano Novo. Mas a dona Meia-Noite estava aborrecida e não queria descer o escorregador do tempo...

Gabriela e a Titia - Ruth Rocha



Resenha: Gabriela, menina levada, foi passear com a titia, uma senhora gorducha e tagarela. Gabriela não gosta muito de conversa fiada, mas em compensação a sua tia... Titia pára para falar com todo mundo. E patati, patatá... patati, patatá... Qualquer coisa a distraía. Gabriela, muito atenta aos movimentos da titia, se aproveita de um momento de distração e foge. Titia nem percebe e continua seu passeio sem saber que carrega pelo braço uma outra pessoa, ou melhor, um outro companheiro de passeio... Gabriela? Ah, Gabriela foi fazer o que mais gosta: brincar!!

Faz Muito Tempo - Col. Sambalelê - Ruth Rocha


Sinopse: Pedrinho morava no reino de Portugal. Ele queria ser marinheiro, pois tinha alma de aventureiro. Um dia navegou até o outro lado do mar, na frota de Pedro Álvares Cabral ...Ilustrado por Eva Furnari.

terça-feira, 13 de maio de 2008

Eugênio o Gênio - Ruth Rocha


Sinopse: Eugênio é um gênio, mas tem um gênio!... Ele vive emburrado, até descobrir que um burro genial é sempre aquele burro legal.

De Hora Em Hora - Ruth Rocha


Sinopse: As perguntas de Marcelo levam a história a uma explicação sobre o tempo. As horas aparecem de forma muito engraçada. Assim, você vai se divertir e, ao mesmo tempo, aprender sobre elas. E vai conhecer como Marcelo passa o dia e as horas em que ele faz todas as coisas: acordar, comer, estudar...

Como Se Fosse Dinheiro - Col. Turma Nossa Rua - Ruth Rocha


Sinopse: Todos os dias o Catapimba levava dinheiro para a escola para comprar lanche. E o seu Lucas nunca tinha troco. "Leva bala que é como se fosse dinheiro." Até um dia o Catapimba se rebelou, foi até a lanchonete, comprou um sanduíche e pagou com uma galinha. Os amigos dele adoraram a idéia e começaram a fazer o mesmo: pagavam seu Lucas com raquete de tênis, vidro de cola, o que tivessem. E o movimento foi se estendendo por todo o bairro, já que além do seu Lucas, o açougueiro, o padeiro, tanta gente fazia igual. Então, foi questão de tempo: falta troco, nunca mais.

Borba o Gato - Col. Sambalelê - Ruth Rocha


Sinopse: Borba, o gato, e Diogo, o cão, ensinam a todos uma boa lição: um na calçada e outro no telhado, todos estão protegidos. Haja ladrão!

Bom Dia Todas As Cores - Ruth Rocha



Resenha: Neste livro Camaleão acordou muito feliz, e mudou sua cor para rosa, a cor que ele achava a mais bonita. Durante um passeio encontrou vários de seus amiguinhos e cada um sugeria uma cor diferente para ele usar. Conheça!

domingo, 4 de maio de 2008

A Primavera da Lagarta - Ruth Rocha



Indicação de leitura: 03 a 05 anos

Sinopse: Bem no meio da clareira, debaixo da bananeira, os bichos da floresta resolveram fazer uma festa. Mas não era festa, não! Era um comício do sr. camaleão. Todos protestavam contra a feiura da lagarta. Só não contavam com a sabedoria da mãe-natureza que na primavera espalha sua beleza!

A Menina Que Não Era Maluquinha II e Outras Histórias - Ruth Rocha


Sinopse: Este livro traz quatro histórias de crianças que adoram aprontar mas não se acham maluquinhas. O livro tem ilustrações da renomada Mariana Massarani.

A Máquina Maluca - Ruth Rocha


Resenha: Na rua tinha um cientista, o professor Batista, que construiu uma máquina faz-tudo e vendeu para o governo. Era tudo perfeito, ninguém mais precisava trabalhar, até que a máquina ficou exigente. Queria 20.000 latas de goiabada, 1.000 litros de perfume francês... Todos voltaram para o trabalho e passaram a trabalhar muito mais, para atender tantos caprichos. A situação ficou tão ruim, que decidiram desligá-la. Mas ela era muito esperta, ninguém conseguia vencê-la. Ninguém?

A História do Livro - Col. O Homem e a Comunicação - Ruth Rocha


Sinopse: Este livro aborda assuntos palpitantes como a evolução das formas e dos materiais utilizados para a confecção dos livros desde a idade até os nossos dias; a importante invenção da imprensa no século XV, por Gutemberg, e as conseqüências desse invento para a evolução humana.

A Flauta Mágica - Col. Óperas Para Crianças - Ruth Rocha


Sinopse: O mundo da ópera é fascinante! Nele estão presentes todas as artes; literatura, dança, artes plásticas, estilismo, dramaturgia, cenografia e, é claro, música, muita música. 'A Flauta Mágica' foi a última ópera composta por Mozart, e é considerada um de seus mais belos trabalhos. desde a sua primeira apresentaçao, em 1791, vem encantando platéias em todo mundo.

A Fantástica Máquina dos Bichos - Ruth Rocha


Sinopse: Os filhos de Macacote e Porco Pança viram “cientistas” e criam uma máquina maluca que não poupa nem os criadores...

A Família do Marcelo - Sér. Marcelo Marmelo Martelo - Ruth Rocha


Sinopse: Vamos brincar com o Marcelo, sua família, seus amigos, colegas da escola e toda a turma da rua.

A Escola do Marcelo - Sér. Marcelo Marmelo Martelo - Ruth Rocha


Sinopse: Vamos brincar com o Marcelo, sua família, seus amigos, colegas da escola e toda a turma da rua.

sábado, 3 de maio de 2008

A Decisão do Campeonato - Col. Turma Nossa Rua - Ruth Rocha


Sinopse: Este é o dia mais importante para o Estrela D´Alva Futebol Clube, o time da nossa rua. Dia da decisão do campeonato. O jogo está no segundo tempo, um a zero para o Sai-da-frente. Então o Catapimba entra na área e prepara o gol que vampatar a partida. A torcida vibra. E quando o chute vai acontecer... PRIII! Quase matam o Armandinho, o juíz, que, pálido, jura que não tocou no apito. Recomeçam o jogo, que vai esquentando, esquentando, vem o Catapimba outra vez, o gol vai acontecer e PRIII! Agora iam mesmo matar o pobre Armandinho. E já estavam cercando o menino quando ouvem de novo o apito. Mas, afinal quem era? A chave do mistério ficava atrás do muro do campinho, e tinha nome e cor: era o Bicão, papagaio do seu Manuel.



A Coisa - Ruth Rocha


Sinopse: Não disponível.

A Cinderela das Bonecas - Col. Turma Nossa Rua - Ruth Rocha



Sinopse: Imagine alguém que faz os melhores doces do mundo, que está sempre inventando brincadeiras e que troca todos os personagens dos contos de fadas. Essa é a Vovó Neném. Um dia, as meninas da nossa rua decidiram fazer uma festa e um concurso de bonecas. Todas na maior euforia, menos a Mariana, que tinha uma boneca muito velhinha e desarrumada. Vovó Neném percebeu, pegou a boneca e abriu seu baú quase mágico. Pronto. Agora, a boneca da Mariana parecia uma princesa; só faltava falar.

sexta-feira, 2 de maio de 2008

A Árvore de Beto - Ruth Rocha


Sinopse: Beto era querido por todos. Amigo dos meninos, de seu Júlio, dono da padaria, de seu Bertoldo, o sapateiro, de seu Nicolau, o pipoqueiro.No entanto, Beto não era totalmente feliz. Faltava-lhe uma árvore de Natal colorida e iluminada. Na véspera de Natal, ninguém quis brincar com Beto. Sua mãe estava arrumada como quem ia sair: Alguma coisa estranha estava acontecendo.

A Arca de Noé - Col. Sambalele - Ruth Rocha


Sinopse: Quando o dilúvio chegou, Deus mandou Noé construir um grande barco, dando a ele a importante missão de salvar a vida na Terra.

...Que Eu Vou Para Angola - Renovada - Col. Era Outra Vez - Ruth Rocha


Sinopse: Macacos espertos, arteiros, impertinentes e engraçados. Neste livro estão reunidas três histórias para fazer rir e cantar, originadas nas longínquas terras africanas. Narradas por Ruth Rocha, tratam das peraltices desses personagens que aprontam tanta confusão e rebuliço quando querem. E eles sempre querem aprontar!

O Piquenique - Col. Meu Livrinho Turma do Cocoricó - Marcelo Barreto de Lacerda


Sinopse: Desta vez, o menino Júlio e a Turma do Cocoricó inventam uma nova brincadeira, um divertido piquenique na mata! Cada um leva uma gostosura diferente, mas na hora que vão comer... A Turma tem uma grande surpresa! Saiba tudo sobre essa incrível aventura no lançamento O piquenique.O livro faz parte da Coleção Meu livrinho Turma do Cocoricó, que é formada por dez exemplares e dirigida para crianças que estão aprendendo a ler. Os livros têm histórias com textos curtos e simples, além de muitas ilustrações coloridas e divertidas de toda a Turminha.

O Menino Que Aprendeu A Ver - Ruth Rocha


Sinopse: Ilustrado por Elisabeth Teixeira, "O Menino que Aprendeu a Ver" irá encantá-lo com cada página virada nesta emperdível história. Confira!

A Rua de Marcelo - Sér. Marcelo Marmelo Martelo - Ruth Rocha

Sinopse: Vamos brincar com o Marcelo, sua família, seus amigos, colegas da escola e toda a turma da rua.

Backyardigans - No Oeste Selvagem - Wendy Max



Resenha: O caubói Tyrone está a caminho do Texas! E ele vai ajudar Pablo, Tasha e Uniqua a encontrarem um bandido muito malvado que está solto por lá. Acompanhe os Backyardigans nesta divertida viagem!

Eu Nunca Vou Comer Um Tomate - Col. Charlie e Lola - Lauren Child


Resenha: Charlie tem uma irmãzinha, a Lola. Às vezes, ele precisa cuidar do jantar dela. Isso não é nada mole, porque ela é muito enjoada para comer. Até que um dia ele arruma um jeito criativo de resolver o problema...

365 Histórias Para Sonhar - Valerie Videau


Resenha: Noite após noite, descubra neste maravilhoso livro momentos agradáveis. Através das histórias, você vai sentir as emoções vividas pelos animais, com suas doces e belas aventuras. "365 Histórias para Sonhar", poderão ser contadas antes de dormir por pessoas que você gosta: papai, mamãe, vovó, vovô... Tenha bons momentos ouvindo ou lendo estas magníficas histórias!

Backyardigans - Missão: Marte! - Wendy Max

Sinopse: Embarque com seus amigos, os Backyardigans, em uma incrível viagem espacial! O que será que eles vão encontrar no planeta Marte? E o que significa o estranho sinal que eles estão recebendo de lá? Bóinga, bóinga, bóinga!

Backyardigans - Agentes Secretos - Wendy Max

Sinopse: Agentes secretos participam de missões secretas! O que será que Pablo, Uniqua e Tyrone pretendem fazer no Museu do Tesouro? Os Backyardigans estão preparados para qualquer perigo nesta aventura!

Backyardigans - Náufragos - Wendy Max

Sinopse: Uniqua, Pablo e Tyrone estão perdidos em uma ilha deserta! Eles vão ter que construir uma casa e encontrar comida. Mas a ilha não é tão deserta assim... e eles vão contar com uma ajuda especial.

Menina Bonita do Laço de Fita - Col. Barquinho de Papel - Ana Maria Machado


Resenha: "Quando eu casar quero ter uma filha bem pretinha" suspirava o coelho branco. "Preciso conhecer o segredo". A menina não sabia, mas acabou inventando receitas, e já estava preparando uma história de feijoada quando sua mãe deu ao coelhinho uma pista.

O Menino Maluquinho - Ziraldo Alves Pinto


Sinopse: Era um menino traquinas que fazia muita confusão. Um anjinho, um saci? Alegria da casa, liderava a garotada. Fazia versinhos, canção, inventava brincadeiras. Era sabido e um amigão. Menino maluquinho, diziam. Mais tarde descobriram que tinha sido um garoto muito amado e muito feliz.

quinta-feira, 1 de maio de 2008

Eu Não Quero Dormir Agora - Col. Charlie e Lola - Lauren Child


Sinopse: Charlie tem uma irmãzinha, a Lola. Às vezes, ele tem que colocá-la para dormir. Mas como é difícil! Lola adora ficar acordada até tarde, colorindo, rabiscando, colando, balançando, pulando e, mais que tudo, tagarelando. Quando Charlie diz: "Lola, a Mamãe falou que é hora de ir para a cama", ela responde: "Não! Eu não estou com sono e não vou para a cama".

Backyardigans - Uma Superaventura - Catherine Lukas

Sinopse: Os supervilões Pablo e Tyrone querem roubar a Chave do Mundo e dominar o planeta! Mas os super-heróis Tasha e Austin não vão deixar eles fugirem... Descubra os incríveis poderes dos Backyardigans nesta superaventura!

Marcelo, Marmelo, Martelo e Outras Histórias - Ruth Rocha

Indicação de leitura: a partir de 5 anos

Sinopse: Este livro nos mostra a esperteza e vivacidade com que seus personagens resolvem seus impasses: Marcelo cria palavras novas, Terezinha e Gabriela descobrem a identidade na diferença e Carlos Alberto entende que não temos nada sem amigos.

Uma História Por Dia - Allwright Debbie

Indicação de leitura: a partir de 2 anos

Sinopse: Uma coleção de contos de fadas e histórias divertidas e de muita imaginação. Dia-a-dia - durante o ano todo - este livro oferece novidades para a leitura. Os textos são dosados para uma leitura agradável antes de dormir. Ilustrações coloridas complementam cada história e torna este livro um valioso companheiro.