quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Meu Amigo Dinossauro - Col. Algodão Doce - Ruth Rocha


Resenha: A autora conta de forma cativante e divertida a história de um pequeno dinossauro que aparece no jardim de Miguel. O menino começa a entender de onde vem o petróleo e descobre que muitas pessoas antigamente acreditavam que ele era formado por montes de dinossauros empilhados.

Comecinho - 4 Histórias Para Quem Começa a Ler - Rutch Rocha



Resenha: Histórias especialmente criadas por Ruth Rocha para as crianças em fase de alfabetização. Estas histórias contam a experiência e as descobertas de Miguel, um menino que enfrenta os primeiros desafios da infância, como o ciúme entre irmãos, o medo do primeiro dia na escola e a descoberta da amizade. Acompanha: 4 dedoches, 4 histórias e CD com narração de Ruth Rocha.

Alvinho - A Apresentadora de TV e o Campeão - Col. Aventuras de Alvinho - Ruth Rocha


Resenha: Alvinho era o rei da mentira... bandido que adora furar cachorros se chama Furacão... Assim era Alvinho, o menino cheio de invenções.Um dia, viveu uma aventura e tanto, envolvendo milhões de dólares e um passeio pelo autódromo de Interlagos com o campeão mundial. Dá pra acreditar?

Procurando Firme - Ruth Rocha


Resenha: A princesa Linda-Flor não quer ficar no castelo esperando marido. Quer sair pelo mundo como seu irmão... Como enfrentar os rígidos costumes do reino?Selecionado para o Acervo Básico Anual da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil.

O Amigo do Rei - Col. Sambalelê - Ruth Rocha


Resenha: A história da amizade entre o escravo Matias e Ioiô, o patrão. Tudo muda quando vão parar numa aldeia de negros fugidos da escravidão.Ilustrado por Eva Furnari.

Macacote e Porco Pança - Col. Sambalelê - Ruth Rocha


Resenha: Macacote quer ser herói, mas só se mete em confusão... Para tirá-lo das encrencas, só um amigo como Porco Pança. Com personagens interessantes, às vezes até meio parecidas com pessoas que a gente encontra por aí, este livro é tão divertido que você só vai conseguir fechar o livro porque a história acabou. Quer apostar?

Faca Sem Ponta; Galinha Sem Pé - Ruth Rocha


Resenha: Os irmãos Pedro e Joana viviam discutindo. Um dia trocam de papéis: quem era menino vira menina e vice-versa. Grande confusão à vista!

terça-feira, 23 de setembro de 2008

O Trenzinho do Nicolau - Col. Sambalelê - Ruth Rocha


Resenha: Nicolau é um velho maquinista aposentado. Triste por ver sua maria-fumaça abandonada, inventa uma brincadeira para divertir a garotada.

O Barba Azul - Col. Lê Pra Mim - Ruth Rocha


Resenha: História de uma donzela que se casa com um terrível vilão que tem a fama de sumir com as esposas. Sozinha no castelo do marido, ela descobre o mistério do Barba Azul, quase morre e é salva no último minuto.

Mil Pássaros Pelos Céus - Col. Sambalelê - Ruth Rocha


Resenha: Quando os pássaros de Passaredo para longe voaram, muitos procuraram uma solução. Mas só o sábio mais sábio da cidade conseguiu resolver a situação.

Armandinho o Juiz - Col. Turma Nossa Rua - Ruth Rocha


Resenha: Para que serve juiz de futebol: para ser xingado, quando seu time perde, e esquecido, quando seu time ganha? Tem gente que vai guardando um monte de raiva durante a semana; no domingo, no estágio, joga todas elas em cima do juiz... Armandinho, o juiz, cansou de ser bode expiatório. Depois de agüentar cobras e lagartos, decidiu que ser jogador era mais divertido do que ser juiz. O que você acha que aconteceria, se todos os juízes resolvessem trocar de uniforme?

Toda Criança do Mundo Mora no Meu Coração - Col. Poesia Para Crianças - Ruth Rocha


Resenha: Livro de poesias

Quando Eu Comecei a Crescer - Ruth Rocha

Resenha: É a história de uma menina que quer crescer logo. Mas vai precisar enfrentar a realidade e aprender uma lição fundamental para o seu amadurecimento.

O Bairro de Marcelo - Col. Marcelo, Marmelo, Martelo - Ruth Rocha

Resenha: Vamos brincar com o Marcelo, sua família, seus amigos, colegas da escola e toda a turma da rua.

Quem Tem Medo do Novo? - Ruth Rocha

Resenha: Quem é que tem medo de aprender inglês, aprender a nadar ou a falar francês? Tomar lições de dança. Quem é que tem medo de tanta mudança? Quem é que tem medo afinal de crescer? Já que tudo isso é apenas viver.

Quem Tem Medo do Monstro? - Ruth Rocha


Sinopse: Quando você descobre que o fantasma que deixa você com medo morre de medo de lobo mau, dá um certo alívio. Mas e quem tem medo de mostro?

O Que os Olhos Não Vêem - Ruth Rocha

Resenha: Democracia e liberdade são bens difíceis de conquistar. Mas talvez sejam ainda mais difíceis de manter, pois sempre haverá sapos querendo fingir-se de reis, ou governantes autoritários, que ignoram as verdadeiras necessidades de seu povo. E isso é assunto para crianças? A maneira como as histórias de Ruth Rocha têm sido recebidas por mais de uma geração é prova que sim.

O Coelhinho Que Não Era de Páscoa - Col. Sambalelê - Ruth Rocha


Sinopse: O que Vivinho vai ser quando crescer? Coelho de Páscoa, com certeza não, pois ele já tem sua vocação. Será que a família aceita outra profissão?

Livro de Números de Marcelo - Col. Hora dos Sonhos - Ruth Rocha

Resenha: Usando rimas e brincadeiras conhecidas e inventadas, este livro conta para as crianças os números de 1 a 10. As ilustrações acompanham o texto e mostram cada número com humor e clareza.

Você é Capaz de Fazer Isso? - Col. Aventuras de Alvinho - Ruth Rocha

Resenha: O irmão mais velho não suportava ter de levá-lo junto a todos os lugares. Aí, um garoto muito chato mudou-se para a rua deles e começou a esnobar todo o mundo. Advinha quem conseguiu passar a perna nele e encher o irmão de orgulho? Isso mesmo, o Alvinho!

Uma História Com Mil Macacos - Col. Sambalelê - Ruth Rocha

Resenha: Era uma vez um telegrafista que causou uma grande confusão: por distração, mandou uma mensagem errada e, em vez de pedir um macaco...

Os Direitos das Crianças Segundo Ruth Rocha - Ruth Rocha

Resenha: Uma declaração dos direitos da criança em forma de poema: Ruth Rocha conta o que não pode faltar na vida de quem ainda não virou gente grande. Um apêndice apresenta momentos decisivos da história da conquista dos direitos infantis, como a criação do Unicef e a promulgação no Brasil do Estatuto da Criança e do Adolescente.

Joãozinho e o Pé de Feijão - Col. Lê Pra Mim - Ruth Rocha

Resenha: Joãozinho e sua mãe eram muito pobres e não tinham mais o que comer. Então, o garoto saiu para vender o único boizinho que tinham. Ludibriado, trocou- o por três grãos de feijão, que a mãe, zangada, atirou pela janela. Ali brotou um pé de feijão enorme. O garoto escalou a planta até o alto e encontrou o reino do malvado Gigantão Grandão. Entrou no castelo dele e fugiu com uma galinha que botava ovos de ouro. Chegando em casa, cortou o pé de feijão. O gigante despencou lá de cima e morreu. Joãozinho e a mãe nunca mais passaram fome.

Fábulas de Esopo - Col. Era Outra Vez - Ruth Rocha

Resenha: O que você faria se encontrasse uma pérola? O galo deixou-a de lado...Na época em que os animais falavam no mundo da fantasia, tinham muito para ensinar aos homens. As fábulas são histórias dessa época, mas continuam atuais e necessárias."Fábulas de Esopo", na narrativa de Ruth Rocha, traz aos leitores a interessante sabedoria das histórias que se tornaram valiosas para bem entender a vida.

Uma História De Rabos Presos - Ruth Rocha

Resenha: Imagine uma cidade chamada Egolândia, que tem um prefeito chamado Egomeu, e onde grande parte da população ´tem os rabos presos´ entre si. Pior é quando nessas pessoas - principalmente nos ricos - começam a nascer rabos de verdade. E, pior ainda, é quando os rabos delas começam a se abrir em várias pontas, que se enroscam nas pontas uns dos outros...Um verdadeiro best-seller desde sua publicação, em 1986, continua uma leitura atual, indicada para crianças de todas as idades.

Quem Manda Na Minha Boca Sou Eu - Col. Para Gostar de Ler Júnior - Ruth Rocha

Resenha: Um reizinho muito autoritário, de tanto mandar todo mundo calar a boca, deixa o reino mudo. Numa outra história, Marcelo apronta uma confusão porque não se conforma com os nomes das coisas. Já Catapimba consegue dar o troco no vendedor da cantina da escola, provando que bala e dinheiro não são a mesma coisa. Tem também a mais famosa ópera de Mozart adaptada para jovens leitores, uma deliciosa lista dos direitos das crianças, um jeito diferente de narrar a aventura do guerreiro Ulisses tentando voltar para casa... Nas 23 histórias e poemas de Ruth Rocha reunidos neste livro, você vai descobrir que tudo é assunto para criança, desde que a história seja bem contada.

O Piquenique Do Catapimba - Col. A Turma da Nossa Rua - Ruth Rocha

Resenha: Eles foram unânimes nos dois pontos. Primeiro, que a idéia do Catapimba de fazer um piquenique era genial. E segundo, que a turma do Passa-por-Cima não participaria. Chegou o dia e foram todos, felizes, para a represa. Mas a alegria durou pouco. Tinham levado raquete sem bola, disco sem vitrola, espeto de churrasco e nenhuma carne. Então, apareceu o Barriga, do Passa-por-Cima, e contou que a sua turma estava fazendo um piquenique ali perto, e eles tinham bola mas não tinham raquete, tinham discos mas não tinham vitrola. Os dois grupos se uniram. E foi uma tarde perfeita.

Atrás da Porta - Ruth Rocha

Resenha: passagem secreta de uma casa velha vai causar muito mais surpresa do que se poderia imaginar. Aquela não era umaporta qualquer, era uma abertura para um mundo repleto de novidades, de viagens inesquecíveis. Os livros de uma biblioteca vão transformar a vida da garotada, que irá descobrir o prazer e a emoção que trazem a leitura.

As Dúvidas Que Eu Tenho - Col. Diversos Infantis - Ruth Rocha

Resenha: Às vezes temos problemas que nos parecem intransponíveis. Quase sempre são causados pela ansiedade que geram. Essa ansiedade se traduz por um mal- estar indeterminado. Justamente por não conseguirmos reconhecer o que nos incomoda, não sabemos como lidar com essa questão. As crianças não possuem as mesmas vivências do adulto, por isso suas angústias lhe parecem maiores. Pensando nisso, Ruth Rocha e Dora Lorch escreveram este livro. Nele, as crianças vão encontrar situações que retratam as dificuldades típicas do seu dia-a-dia, como o medo de errar ou de não conseguir fazer algo. E vão descobrir que esses problemas, na verdade, são desafios a serem superados por todos nós.

Quem Tem Medo do Quê? - Ruth Rocha

Resenha: Medo de trovão ou de avião; de lagartixa ou de escuro; de injeção ou de cachorro... todo mundo tem um medo escondido, que pode ser compartilhado para diminuir de tamanho e, quem sabe, sumir...

O Patinho Feio - Col. Lê Pra Mim - Ruth Rocha

Resenha: Dona Pata teve lindos patinhos, mas um deles era bem esquisito e passou a sofrer humilhações por sua feiúra. Até que um dia, cansado daquela situação, o patinho fugiu para bem longe. Passou por muitos apuros: tiroteio de caçadores, ataque de animais, brincadeiras de crianças malvadas. No verão, encontrou belos cisnes num lago e aí descobriu sua verdadeira origem.

Histórias das Mil e Uma Noites - Col. Era Uma Vez - Ruth Rocha

Resenha: Quando se casou com o rei Sharyar, Sherazade decidiu que não morreria como todas as outras moças que ele havia desposado. Então ela começou a contar histórias maravilhosas, para que ele sempre quisesse escutar e assim a poupasse de um final tão cruel. Neste livrinho estão três delas: Ali Baba e os Quarenta Ladrões, O Pescador e o Gênio, Aladim e a Lâmpada Mágica.

Joãozinho e Maria - Col. Lê Pra Mim - Ruth Rocha

Resenha: Joãozinho e Maria, deixados pelos pais, que não tinham dinheiro para criá-los, na floresta, encontraram uma casa feita de doces. Famintos, começaram a devorá-la. Não sabiam que ali morava uma velha bruxa que comia criancinhas e gostava principalmente das gordinhas. A bruxa prendeu Joãozinho numa gaiola e lhe dava muita comida para que ele engordasse. Quando chegou o dia, acendeu o forno, mas Maria conseguiu prendê-la lá dentro. Soltou o irmão e os dois acharam na casa muitas moedas de ouro. Voltaram para a casa dos pais e nunca mais passaram dificuldades.

Ruth Rocha Conta a Ilíada - Ruth Rocha


Resenha: A autora reconta a "Ilíada", clássico grego atribuído a Homero. Poeta maior da literatura ocidental, Homero também teria sido o autor da "Odisséia", obra-prima que Ruth Rocha adaptou. A "Ilíada" narra os últimos momentos da guerra de Tróia, iniciada quando Paris, príncipe de Tróia, rapta Helena, rainha de Esparta. Estendendo-se por dez anos, a guerra é recheada de desentendimentos e mortes. A edição traz ainda uma introdução e um resumo para auxílio na compreensão da cronologia da guerra de Tróia e o relato da "Ilíada", além de uma explicação, também elaborada por Ruth Rocha, sobre a Questão Homérica - a dúvida com relação à real existência do poeta Homero e da autoria dos dois grandes poemas épicos recontados por Ruth.

Os Músicos de Bremen - Col. Lê Pra Mim - Ruth Rocha

Resenha: Um burro, um cão, um gato e um galo, que seriam mortos por seus donos por estarem velhos, se encontraram no caminho para Bremen. À noite, descobrem uma casa transformada em esconderijo de ladrões - que acabam fugindo, assustados, ao confundir os animais com monstros. A casa fica liberada para os bichos, que se instalam tranqüilamente. E, assim, ficam vivendo no novo lar por muitos anos.

Nicolau Tinha Uma Idéia - Col. Hora dos Sonhos - Ruth Rocha

Resenha: Nicolau tinha uma idéia na cabeça e, um dia, ouviu a idéia de João. Então, passou a ter várias idéias. Neste livro, as idéias são representadas por desenhos, e você terá uma surpresa no final: uma página em branco, para desenhar seus próprios pensamentos. Assim você também vai participar da história.

Solta o Sabiá - Ruth Rocha

Resenha: O menino Francisco nasce em Portugal e vem pequeno com o pai para o Brasil, atravessando os mares numa enorme caravela de velas brancas. Na chegada no porto de Santos fica impressionado com a extensão das praias, com o verde intenso das folhas, com o brilho do sol - e também com os índios: tão diferentes, falavam uma língua estranha… alguns andavam acorrentados!No trajeto até o sítio do primo, Francisco fica maravilhado com a exuberância da mata e seus habitantes inusitados. Ao chegar ao seu destino, conhece outras crianças, aprende as maneiras da terra e até a fazer arapucas para pegar passarinhos. Com o tempo, o menino passa a negociar os pássaros que prende nas arapucas.Um dia, é apresentado a um bandeirante de verdade, e parte com ele numa expedição para "caçar" índios. A aventura, apesar do excitante aspecto desbravador, se revela um divisor de águas para o menino, que começa a compreender - e abominar - o processo da escravidão e do confinamento de seres vivos.Solta o sabiá é uma lição de liberdade, responsabilidade e respeito pela vida.

O Reizinho Mandão - Col. Camaleão - Ruth Rocha

Resenha: É na linhagem desta arte que se insere a simplicidade exemplar da história deste livro. Nele, como num espelho, nos reconhecemos, contemplamos e reconhecemos nossos arredores. E a partir da contemplação e do reconhecimento ficamos mais donos de nosso próprio nariz, maneira boa de recomeçarmos a tomar posse de nossa vida e de nossa história.

Romeu e Julieta - Col. Sambalelê - Ruth Rocha

Resenha: Romeu e Julieta, duas crianças-borboletas, vão mostrar que a amizade não se abala se os amigos não têm a mesma cor.

Azul e Lindo Planeta Terra, Nossa Casa - Ruth Rocha


Indicação de leitura: 03 a 05 anos

Sinopse: Aliando uma linguagem acessível a imagens muito significativas, Ruth Rocha e Otávio Roth criaram um belíssimo livro, voltado para a importância de cuidarmos bem de nossa grande casa - o planeta Terra - única possibilidade de vida das atuais e das futuras gerações, que merecem encontrá-lo azul e lindo.O que devemos fazer para que a Terra não se transforme num ambiente hostil, com muitos desertos, águas envenenadas, florestas devastadas, onde seria impossível viver?

Palavras, Muitas Palavras - Col. Hora dos Sonhos - Ruth Rocha

Resenha: Cada letra do alfabeto é a primeira letra de muitas palavras que todos gostam e conhecem. Com muita graça e muita rima, todas as letras do alfabeto se apresentam para as crianças. E os desenhos, muito alegres, fazem com que elas fiquem ainda mais amigas das letras.

No Tempo Em Que A Televisão Mandava No Carlinhos - Série Arca de Noé - Ruth Rocha

Resenha: Carlinhos tinha mania de ir atrás de tudo o que aparecia na televisão: achocolatado da Miúcha, milquecheique do Bubu, biscoito do Xuxu. Aí, aconteceu que engordou e ficou parecendo uma bola. Quando viu um anúncio de uma tal de Gororoba Dois Mil para emagrecer, encomendou rapidinho. Emagreceu...só que depois ficou doente e deu um susto na família toda. No final do livro: O Pequeno Dicionário do Consumidor - com termos utilizados na TV, rádio, jornais e revistas.

O Menino Que Quase Morreu Afogado No Lixo - Col. Camaleão - Ruth Rocha

Resenha: Ronaldinho era um garoto comum, mas com uma característica muito forte: não gostava de arrumação, de limpeza, de jogar lixo fora... Um dia, os pais de Ronaldinho foram viajar e o menino ficou sozinho em casa. Como ele não gostava de arrumação, de limpeza, de jogar lixo fora, a sujeira foi acumulando, acumulando e... Você nem pode imaginar o que aconteceu...

Ruth Rocha Conta a Odisséia - Ruth Rocha

Resenha: A autora, aqui ao apresentar a Odisséia, consegue manter-se fiel ao clássico grego, e simultaneamente, imprimir ao texto um tom pessoal. Tal como a Ilíada, a Odisséia é atribuída a Homero, um poeta que nem sabemos se existiu de fato. O tema é a volta de Ulisses à sua terra natal, Ítaca, depois de ter participado da guerra de Tróia. Durante o longo retorno o herói vive aventuras extraordinárias. Uma delas é o célebre episódio das sereias : para não sucumbir ao canto desses seres fantásticos. Ulisses pede que o amarrem ao mastro do navio em que viaja. Com esta versão da Odisséia, Ruth Rocha introduz aos leitores jovens a uma obra que está na origem da literatura ocidental.

Super Atividades da Ruth Rocha - Ruth Rocha

Resenha: Segundo a própria autora "Quando eu era menina, adorava piadinhas, o que é, labirintos, colorir, ligar-pontinhos, pegadinhas e outras brincadeiras. Fiz este livro com todas as coisas que eu gosto para vocês se divertirem!"

Almanaque Ruth Rocha - Ruth Rocha

Resenha: Já pensou ter muitos livros em um só? Um livro ao mesmo tempo criativo, útil, engraçado, cheio de idéias, curiosidades... Ah, e ilustrado pelos melhores artistas brasileiros! Assim é este livro-almanaque. Dividido em 12 meses, aqui você encontra brinquedos e brincadeiras, charadas, canções, datas comemorativas, estações do ano, experiências científicas, fases da lua, fatos históricos, folclore, personalidades, piadas, provérbios e muito mais.Um livro para todos os anos e o ano inteiro.