terça-feira, 31 de março de 2009

Uma Aventura na Amazônia - Col. Brincando na Rede - Daniel Munduruku


Resenha: Koru, um esperto indiozinho que vive na Amazônia, e seu melhor amigo, o macaco Tawé, decidem levar três irmãos da cidade grande para um passeio pela floresta Amazônica. Só que não podemos imaginar que se poderiam em plena selva! Agora, terão de enfrentar muitos perigos...

Sabedoria das Águas - Daniel Munduruku


Resenha: Esta é a história de todos que escutam o chamado da Natureza. Koru, é um índio que nos mostra que devemos nos importar com o que acreditamos e não com o que os outros pensam a nosso respeito. Ousando mergulhar na sabedoria das águas do rio Tapajós, ele descobriu que a Natureza tem muitos mistérios guardados no seu coração. Descubra o caminho para a sabedoria do mundo!

Caçadores de Aventuras - Col. Crônicas Indígenas - Daniel Munduruku


Resenha: Uma brincadeira diferente faz com que cinco curumins se percam na floresta. E agora? Eles terão que passar a noite longe de seus pais e expostos a todo tipo de perigo? Conseguirão retornar à aldeia sem a ajuda dos adultos? Uma coisa é certa, depois dessa aventura eles nunca mais serão os mesmos... Na Coleção Crônicas Indígenas, Daniel Munduruku põe a criança da cidade em contato com o cotidiano indígena e mostra que certos valores são importantes em qualquer sociedade.

Catando Piolhos Contando Histórias - Daniel Munduruku


Resenha: Memórias de infância de um menino indígena que nos fala das tradições de seu povo Munduruku transmitidas pela narrativa oral nos momentos felizes quando, sentado na aldeia, no colo dos mais velhos ou ao pé da fogueira, ouvia histórias enquanto eles catavam piolhos em seus cabelos e lhes faziam carinhos na cabeça. O livro tem oito histórias, algumas delas são mitos, outras lendas dos espíritos da floresta e outras lições de vida ou narrativas de memórias das brincadeiras inocentes.

O Olho Bom do Menino - Daniel Munduruku


Resenha: Theo Luís é garoto que tem uma grande alegria de viver, seu sorriso, espontaneidade e sabedoria despertam a atenção de um homem que decide conhecê-lo um pouco melhor. Logo, ele percebe que se trata de um menino especial.As ilustrações, em aquarela, dão vida à história e aproximam o leitor do sensível personagem.A obra faz uma reflexão sobre a maneira com que as pessoas enxergam o mundo, sejam deficientes visuais ou não, e ressalta a importância de se ver com "os olhos de dentro": o coração.

Kabá Darebu - Daniel Munduruku


Resenha: Kabá Darebu é um menino índio que nos conta, com sabedoria e poesia, o jeito de ser de sua gente, os munduruku.

O Segredo da Chuva - Daniel Munduruku


Resenha: Lua nasceu predestinado. Mas até o momento de sua partida, ninguém sabia qual seria a incumbência de vida do menino. A revelação veio na forma de uma curiosidade sem fim: como fazer chover? A ficção criada pelo autor indígena reporta-se aos mitos indígenas e é reveladora em sua pureza. Lua traz dentro de si a semente de um mundo melhor. E por isso sua tarefa é concluída com sucesso. Após muitas aventuras perigosas na selva, Lua finalmente encontra o temido deus da chuva. Cansado, mas confiante, o garoto passa por mais uma prova. É preciso formular três perguntas impossíveis de serem respondidas pelo senhor do tempo e, assim, receber o dom de fazer chover.As ilustrações de Marilda Castanha se harmonizam com perfeição ao estilo narrativo do texto. Suas representações misturam elementos primitivistas e das pinturas realizadas pelos índios, com cores fortes e chapadas, traços simplificados e em desproporção, ausência de movimento.

domingo, 29 de março de 2009

A Princesa Que Escolhia - Ana Maria Machado

Resenha: Uma das mais importantes autoras de livros infantis do Brasil, Ana Maria Machado conta a história de uma princesa certinha, criada cheia de regras, que se vê diante de um desafio: aprender a escolher. Como é comum nos livros de Ana Maria Machado, nada é o que parece ser: o leitor vai descobrindo, aos poucos, que o ruim pode ser bom, assim como o bom demais pode ser um tédio - e acabar ficando ruim.

Um Pé Lá, Outro Cá - Ana Maria Machado

Resenha: Se a gente prestar atenção, consegue entender o que o trem diz na sua canção: Café com pão, manteiga não, café com pão... Sabe aquele ditado que diz: "quando um não quer, dois não brigam?" Pois então. Lolô, uma elegante locomotiva, e Janjão, um belo vagão, faziam tudo juntos, até o dia em que descobriram que cada um queria fazer as coisas a seu modo. Perceberam que desse jeito, respeitando as vontades de cada um, poderiam ser mais felizes. E assim foram, cada um seguindo seu coração!

Manos Malucos - Col. Adivinhe Só - Ana Maria Machado

Resenha: Brincando com adivinhas, sons, imagens e com a grafia das palavras os autores criaram uma coleção que estimula a fantasia das crianças, incentivando, pelo processo lúdico, o interesse pelos homônimos, parônimos e outras formas gramaticais que fazem a riqueza da língua portuguesa.

Fiz Voar o Meu Chapéu - Ana Maria Machado


Resenha: Ir atrás desse chapéu é como voar sem destino: tem coronel, tem macaco, tem cacique e lambari, tem riacho e cachoeira, marinheiro, passarinho, muitos filhotes, um ninho... O resto você descobre lendo e se divertindo!

O Tesouro das Virtudes Para Crianças 3 - Ana Maria Machado


Resenha: Neste livro, a premiada escritora Ana Maria Machado elege na boa literatura exemplos edificantes de virtudes humanas, como esperança, fé, justiça, modéstia, coragem, honestidade e bondade e as apresenta de uma maneira didática e bem-humorada para estimular em crianças de até 12 anos tanto a adoção dessas virtudes quanto o gosto pela literatura. O livro traz belas ilustrações de Thais Quintella de Linhares e a participação de dois consagrados personagens: o grilo Cri-Cri, a Criatura Crítica, que contextualiza detalhes importantes dos textos e a gulosa traça Aurelina que, traçou um dicionário Aurélio inteiro e explica as palavras mais difíceis. , que o texto foi escrito, ou para algum elemento do título.

De Olho Nas Penas - Ana Maria Machado


Resenha: Voando com Miguel - personagem mágica que sintetiza nossas raízes - o leitor participa de uma jornada pelas terras das montanhas, dos rios e das savanas. E descobre uma história de lutas e de sangue, mas também de muita beleza.Esta obra constitui-se, além disso, na história pessoal de muitas crianças, filhos de exilados políticos, que, durante os anos de ditadura nasceram e foram obrigados a viver fora de seu país.

Besouro e Prata - Col. Barquinho de Papel - Ana Maria Machado



Sinopse: Um besouro sonhador e uma barata cheia de si se conhecem numa festa. O besouro leva ouro no nome. A barata inventa que se chama Prata; mas ao sair da festa...

terça-feira, 24 de março de 2009

Severino Faz Chover - Col. Batutinha - Ana Maria Machado


Resenha: Severino morava numa terra muito seca, muito árida e por isso mesmo muito triste. Tudo lá estava murcho, menos a magia e a esperança de um garoto, que percebeu desde cedo que com disposição, união e boa vontade, o mundo pode se tornar muito melhor. Este texto de Ana Maria Machado é uma lição de confiança na capacidade que todos temos de resolver os problemas do dia-a-dia. Pois, através da arte, da criatividade, da magia e de muita brincadeira, Severino e seus amigos conseguiram o que parecia impossível: fazer chover!

Quem Me Dera - Col. Barquinho de Papel - Ana Maria Machado


Resenha: Vera não tinha com quem brincar. Os pais estavam trabalhando, o cachorro guardando a rua, a abelha colhendo pólen... Seu amigo Zé tinha que ir à escola...

Pimenta no Cocuruto - Col. Conta de Novo - Ana Maria Machado


Resenha: Era uma vez uma galinha que estava ciscando no terreiro, catando no chão alguma minhoca perdida ou qualquer coisa para comer... Venha conhecer o resto da história.

Os Três Porquinhos - Col. Lê Pra Mim - Ana Maria Machado



Sinopse: Três porquinhos decidiram construir suas casas. O primeiro ergueu uma construção de palha, o segundo usou varetas e o terceiro, mais sabido, fez a sua de tijolos para se proteger das tempestades e dos perigos da noite. Veio o lobo, soprou e derrubou as casas dos dois primeiros porquinhos e eles fugiram para a casa de tijolos do irmão, que o lobo soprou e não conseguiu derrubar. Ele tentou entrar pela chaminé. Caiu num caldeirão com água fervendo, saiu voando feito uma bala de canhão e nunca mais voltou.

O Pescador e a Mãe D´água - Ana Maria Machado


Resenha: A beleza física e a tristeza do canto da mãe-d'água impressionam o pescador, que não está mais preocupado com peixes e pescarias. Lua após lua, tudo o que ele quer é poder contemplar a linda moça de cabelos claros e esverdeados sentada numa pedra sobre as ondas. Mas ele terá que aprender a lição de não renegar aquilo que lhe faz bem.

O Menino Pedro e Seu Boi Voador - Col. Boi Voador - Ana Maria Machado


Resenha: Delicado e divertido, "O Menino Pedro e seu Boi Voador", fala de como os adultos se enganam ao não dar importância às coisas que as crianças dizem.

Bento Que Bento é o Frade - Ana Maria Machado


Resenha: Nita é uma menina que gosta de questionar as regras estabelecidas e que, tal qual uma personagem de contos de fadas, resolve sair pelo mundo à cata de aventuras. O que ela descobre em sua jornada é ao mesmo tempo simples e muito complexo: que a discussão é a mãe de todas as idéias novas; que amigos são o bem mais precioso que alguém pode querer.

A Velha Misteriosa - Col. Batutinha - Ana Maria Machado


Resenha: A cidade foi crescendo, mas aquela casa misteriosa permanece em pé e é habitada por uma velha não menos misteriosa. Será uma bruxa? A turma toda tem medo de tentar descobrir. Mas Tião Risonho resolve conferir e descobre coisas urpreendentes. Quer saber se ela é mesmo uma bruxa? Vocês não perdem por esperar!

Troca Troca - Ana Maria Machado


Resenha: A Série Mico Maneco oferece às crianças uma fascinante aventura: aprender a ler, lendo. Apresentando personagens bem brasileiras, inseridas em histórias curtas e imaginativas, estes livros fazem da alfabetização um prazer. São 20 livros, agrupados em 5 coleções, que acompanham o leitor à medida que vai apresentando maior domínio da leitura.

Quenco, o Pato - Col. Barquinho de Papel - Ana Maria Machado


Resenha: Quenco é um pato diferente: não gosta de água. Gosta é de ler e de brincar com seus amigos. Mas, quando vê um deles, o Pipico, cair no lago... Ana Maria Machado, autora desta obra, é uma das maiores escritoras brasileiras. Em 2001, recebeu o prêmio Hans Christian Andersen, o mais importante da literatura infantil mundial. Em 2003, foi eleita para a Academia Brasileira de Letras. As histórias que Ana escreveu para esta coleção são como barquinhos de papel. Delicadas, conduzem suavemente a universos que a autora foi buscar no mundo da tradição oral. Graciosas, é como se estivessem sendo narradas por um velho contador de histórias, numa linguagem familiar que aproxima e cria um clima envolvente e afetuoso. Por isso, podem ser lidas pelo adulto para as crianças não-alfabetizadas, ou pelas próprias crianças, quando começarem a adquirir autonomia na leitura.

O Veado e a Onça - Col. Lê Pra Mim - Ana Maria Machado


Resenha: História recontada no estilo brasileiríssimo de Ana Maria Machado e Ruth Rocha. Este livro faz parte da coleção Lê Pra Mim que agora está com um novo projeto gráfico, ilustrações de grande qualidade estética entrelaçando literatura e arte para criar grandes leitores. A coleção, como sugere o título - Lê Pra Mim - reúne livros que podem ser lidos em voz alta pelos adultos e apreciados pelas crianças, antes mesmo de iniciar o processo de alfabetização. Certamente, vão tornar-se livros de cabeceira, cujas histórias jamais serão esquecidas.

O Canto da Praça - Ana Maria Machado


Resenha: Arlindo ama Paloma. Mas Pedro também quer a garota. Em nome do amor, os dois amigos viram rivais, ganham seguidores, montam exércitos. No que vai dar tudo isso?Numa aventura recheada de símbolos e brincadeiras bem-humoradas com a linguagem, o leitor encontra questões pra lá de sérias, como a intolerância e a difícil busca da paz.

Na Praia e No Luar, Tartaruga Quer o Mar - Ana Maria Machado

Resenha: Luísa e o irmão salvam a vida de uma tartaruga e mostram aos adultos a importância de preservar esses animais que existem há 150 milhões de anos.