PESQUISE NA WEB

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Zé Diferente - Lúcia Pimentel Góes


Resenha: Zé queria ser diferente e procurou de todas as formas e maneiras uma solução, até descobrir que ser diferente é muito mais do que mudar de aparência.

O Vôo de Pretinha e Branquinha - Col. Akpalô Alô - Lúcia Pimentel Góes


Resenha: As fadinhas Pretinha e Branquinha queriam voar. Elas subiam nas vassouras e percebiam, desapontadas, que não saíam do lugar. Observaram as aulas de vôo das bruxas e ficaram deslumbradas. Resolveram então pegar duas vassouras no armário das bruxas. Subiram, pronunciaram as palavras mágicas e espantadas perceberam que estavam vonado. Depois e horas de vôo queriam descer, mas as vassouras não obedeciam. Então lembraram-se de que não tinham assistido à aula até o final...

O Circo da Aranha Tatanha e de Tatinha Sua Filha - Lúcia Pimentel Góes


Resenha: História divertida de dona aranha, que - junto com outros bichos - faz proezas em um circo incrível. No livro há músicas para cantar e dançar, outras histórias de lengalenga, atividades e muitas brincadeiras.

Formiga Corre-Corre e Tatu Cava-Cava - Lúcia Pimentel Góes


Resenha: História de uma formiga que trabalha entre milhares de companheiras e de um tatu que trabalha sozinho. Os dois sempre se provocam, até que a formiga resolve acabar com essa briga, mesmo encontrando resistência da parte do tatu. O livro mostra que, apesar de realidades diferentes, todos podem viver em harmonia.

Buraco de Formiga, Buraco de Tatu - Lúcia Pimentel Góes


Resenha: A formiga mora no buraco. O tatu mora no buraco. A casa da formiga é pequena. A casa do tatu é grande...

A Patota da Pipoca - Col. Escadinha - Lúcia Pimentel Góes


Resenha: A patota da pipoca vive aprontando. Quando ela se reúne, todos ficam de cabelos em pé. Essa turma é muito divertida

A Nuvem - Col. Escadinha - Lúcia Pimentel Góes


Resenha: Um garoto passava horas observando o céu e ficava surpreso com as brincadeiras do vento que transformava as nuvens em coisas incríveis.

A Maior Boca do Mundo - Col. Lagarta Pintada - Lúcia Pimentel Góes


Resenha: Laurinha é uma menina muito perguntadeira. Mas, desta vez, ela é que vai ter de buscar a resposta para uma pergunta difícil, feita pela vovó.

A Cigarra e o Grilo - Col. Escadinha - Lúcia Pimentel Góes


Resenha: A cigarra, muito feliz, vivia cantando, alegrando a natureza. Cantava de noite e de dia, no verão e no inverno. As formigas achavam que a cigarra era preguiçosa. Certo dia, a cigarra vai pedir comida na casa da formiga, e esta, muito contrariada, bate-lhe a porta na cara. Mas a cigarra não desiste e junta-se ao grilo. O que fará para continuar a cantoria.

A Banheira da Alice - Col. Escadinha - Lúcia Pimentel Góes


Resenha: Alice adorava tomar banho e, toda vez que entrava na banheira, se esquecia de sair. Sua mãe tinha sempre que falar para ela sair da água senão o dedão ia encolher. E, alice tem uma excelente idéia: vai até o quintal e pega uma perereca . A partir daí o leitor irá dar muitas risadas.

Vínculos - Col. Entre Linhas - Lúcia Pimentel Góes


Resenha: Laura é adotada por um casal que não podia ter filhos. Apesar de muito amada, tem que percorrer um caminho de sofrimento, amor e muitos conflitos interiores, até a aceitação plena desse fato. O encontro do amor e a maternidade ajudam Laura nessa sua trajetória.

Pedacinhos Alegres do Brasil - Lúcia Pimentel Góes


Resenha: O que a galinha d'angola, o açaí, o menino boiadeiro, a mula e a uva e o Pantanal têm em comum? São Pedacinhos alegres do Brasil. Esse livro tem por objetivo levar aos leitores - crianças, pais, professores, educadores - características de diferentes regiões de nosso imenso País. Dessa forma, o representante de cada localidade pode ser uma fruta, um animal ou ainda alguma outra manifestação que, nas palavras da autora, é um "elemento integrador" comum a todas as regiões. Além de trazer detalhes característicos de cada uma das regiões, como, por exemplo, o cultivo do açaí, na região Norte, o da uva, na região Sul, as histórias, escritas de forma melódica e cheias de bom humor, enriquecem os conhecimentos do leitor sobre a fauna e flora e fazem-no viajar com a imaginação pelos quatro cantos do País. Um componente enriquecedor da obra é que essa exige uma leitura das várias linguagens presentes: a verbal, a da ilustração, a da moldura, a do formato/tamanho das letras.

A Girafa e o Mede-Palmo - Col. Lagarta Pintada - Lúcia Pimentel Góes


Resenha: Uma girafa distraída pode se ver em apuros por causa de seu longo pescoço. Foi o que descobriu a girafa Benedita num passeio pela floresta.

O Bolo de Belinha - Col. Do-re-mi-fa - Lúcia Pimentel Góes


Resenha: Belinha adora brincar de casinha. Um dia resolve fazer um bolo de verdade com sua amiga Diva. As duas vão para a cozinha e a aventura começa.

A Flauta do Sótão - Lúcia Pimentel Góes


Resenha: Na casa grande, antiga, a poeira cobre os velhos móveis. Cortinas pesadas, nunca abertas, aumentam o ar sombrio do casarão. Quem olhasse de fora não poderia deixar de pensar em algo estranho, em casa mal-assombrada. É nesta casa que mora o menino Reinaldo com sua avó. Ele não tem muitos amigos, tem apenas o cachorro de pano como parceiro de suas brincadeiras. Os outros meninos o discriminam porque ele é mudo. Mas Reinaldo aprende a dar a volta por cima desse preconceito e, então, vive muitas aventuras.

A Gargalhada do Jacaré - Col. Brincando com a Leitura - Lúcia Pimentel Góes


Resenha: Macaco Chispa morava à beira do rio, em cima de uma pitangueira, cheia de pitangas vermelhinhas.....

Falando Pelos Cotovelos - Col. Girassol - Lúcia Pimentel Góes


Resenha: Alguém já conseguiu cortas as unhas do pé da mesa? E alguém já penteou os cabelos de alguma cabeça de alho? É possível jogar futebol com um pé-de- vento? Este livro brinca com as expressões de nossa linguagem coloquial, com a nossa maneira de dizer as coisas. A graça da língua portuguesa alia-se à graça da moderna literatura infantil brasileira.