PESQUISE NA WEB

quinta-feira, 28 de maio de 2009

O Menino, O Cachorro - Sinome Bibian


Resenha: O texto singelo e cativante de Simone Bibian, acompanhado pelas ultracriativas ilustrações de Mariana Massarani, toca em um dos sentimentos mais profundos das crianças: a vontade de ter um animal de estimação. A obra cativa e encanta principalmente os leitores iniciantes, que se divertem com o objeto-livro e com o recurso gráfico utilizado pela autora de "inverter" o olhar a partir da metade do livro. Assim, na página que seria o final da narrativa, começa a mesma história contada do ponto de vista de um filhote de cachorro que tem como grande sonho ter "um menino de estimação"...

quarta-feira, 27 de maio de 2009

A Limpeza de Teresa - Col. Lagarta Pintada - Sylvia Orthoff


Resenha: Teresa tem mania de limpeza, então sai esfregando tudo que vê pela frente: chão, gato, bananeira, mesa, avião... Cuidado! Se ela estiver por perto, nem você vai escapar da faxina!

Fraca Fracola; Galinha D'angola - Col. Lagarta Pintada - Sylvia Orthoff



Resenha: Madame D’Angola é uma galinha hipocondríaca, que vive se queixando, mancando e espirrando. E perturbando todos os outros moradores do galinheiro!

Fada Cisco Quase Nada - Col. Lagarta Pintada - Sylvia Orthoff

Resenha: Pequenina de quase não se ver, ela vive preguiçosamente numa rosa encantada. Às vezes, sai de lá para brincar e bagunçar o quarto das crianças...

Galo, Galo, Não Me Calo - Sylvia Orthoff


Resenha: Este livro conta a história de uma garota chamada Infância. Era um nome fora do comum, por isso ela ficou com o apelido de Franci. No quintal na sua casa morava um galo. Juntos fazem muitas peripécias.

Os Bichos Que Tive - Memórias Zoológicas - Sylvia Orthoff


Resenha: Rã, coelho, cachorro, gato, bicho-papão e até bicho de pé. Todos eles e muitos mais estão nestas "Memórias Zoológicas" em que Sylvia Orthof não poupa humor ao recordar seu relacionamento com os "animais de estimação", na infância. Em seu divertido texto, a autora mostra as alegrias, os problemas e muitas surpresas que temos na convivência diária com alguns "bichinhos". E até mesmo um ser imaginário, o bicho papão, ganhou uma história só para ele. Uma das maiores inventadeiras de histórias que o Brasil já teve, Sylvia revela que foi uma criança com outra qualquer: metia-se em confusões, nem sempre fazia tudo certinho, como queriam as pessoas grandes, mas era gente boa e de bem com a vida. Se estas histórias são verdadeiras? Claro que são! Os bichos existiram na vida dela, as personagens também, os casos aconteceram. Só foram - às vezes - um pouquinho enfeitados, aqui e ali, para a Sylvia se divertir e divertir seus muitos e apaixonados leitores. Porque ela sempre pensou que, pelo riso e pela alegria, a gente também aprende muita coisa importante.

terça-feira, 26 de maio de 2009

O Curumim Que Virou Gente - Col. Pique - Joel Rufino dos Santos


Resenha: O Curumim queria ter uma irmãzinha, que nunca chegava. Então, ele imaginou sua existência, representando o sonho junto aos outros indiozinhos.

Gosto de África - Histórias de Lá e Daqui - Joel Rufino dos Santos


Resenha: Histórias daqui e dá África, contando mitos, lendas e tradições negras. Com um olhar crítico e afetuoso, fala também de personagens da História do Brasil e de um tempo de escravidão, luta e liberdade, nos ajudando a compreender melhor nossa cultura.

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Os Espiões da Emília - Col. Rocambole - Monteiro Lobato


Resenha: O caso da morte da onça torna-se bastante sério e os bichos da mata declaram guerra ao Sítio do Picapau Amarelo. Na assembléia, os animais decidem os planos de ataque. E no Sítio todos tratam de se defender e contam com a ajuda dos espiões da Emília.

A Visita do Príncipe - Col. Rocambole - Monteiro Lobato


Resenha: Dona Benta e Tia Nastácia ficam assustadas ao ver o Príncipe Escamado vestido de rei e sua estranha comitiva em volta da casa. Ficam ainda mais assustadas quando descobrem que o peixinho fala...

A Pílula Falante - Col. Rocambole - Monteiro Lobato


Resenha: Narizinho leva Emília ao consultório do Doutor Caramujo, do Reino das Águas Claras. Mas as suas famosas pílulas haviam desaparecido. Como poderia, então, curar a mudez da boneca? Quando o célebre doutor atende ao Major Agarra, as coisas começam a mudar e mestre Caramujo encontra as pílulas falantes! Uma aventura em grande estilo!

Sitio do Picapau Amarelo - Meu Diário - Monteiro Lobato


Resenha: Em 1926, Monteiro Lobato escreveu: ´Ainda acabo fazendo livros onde as nossas crianças possam morar.´ Esse é o espírito que move a edição deste Sítio do Picapau Amarelo: Meu Diário. Nesta obra em forma de diário, ao mesmo tempo que a criança escreve, desenha e cola suas próprias histórias e brincadeiras, ela passa a conhecer melhor os personagens do Sítio do Picapau Amarelo e suas aventuras e desejos. Através de Sítio do Picapau Amarelo: Meu Diário, a criança será estimulada a interagir com a Emília, o Pedrinho, o Saci, a Narizinho, o Visconde de Sabugosa, o Rabicó, a Tia Nastácia, a Dona Benta e outros personagens do Sítio de modo lúdico e criativo.

O Minotauro - Monteiro Lobato


Resenha: A festa de casamento de Branca de Neve é interrompida pela invasão de personagens do mundo da fábula. O tumulto acarreta um grave conseqüência: Tia Nastácia, atarefada com o preparo de mil faisões, andando pelas várias cozinhas do palácio, perde-se na confusão. É preciso encontrá-lá! O pessoal organiza uma expedição de busca, e parte para a Grécia. Dona Benta e os meninos mergulham, então, num mundo novo e desconhecido.

Peter Pan - Monteiro Lobato


Resenha: Depois de o Gato Félix afirmar, em Reinações de Narizinho, que o palhaço que havia desaparecido fora raptado por Peter Pan, todos ficaram na dúvida de quem seria esse menino. Ninguém sabia. Nem Dona Benta, que tratou de encomendar um livro chamado Peter Pan and Wendy, do inglês J. M. Barrie, em uma livraria de São Paulo para descobrir de quem se tratava. A famosa história do "menino que não queria crescer" é contada aqui por Dona Benta para turma do Sítio do Picapau Amarelo. Enquanto todos ouvem a história, a sombra da Tia Nastácia começa a desaparecer, do mesmo jeito que acontece no livro. Agora, além de conhecer todas as aventuras vividas por Peter Pan, a Turma também quer econtrar o autor do desaparecimento da sombra da cozinheira do Sítio. Este livro é um dos clássicos da literatura infantil que Lobato adaptou para o universo do Sítio do Picapau Amarelo. Nesta nova edição da obra de Lobato, cada volume das adaptações dos clássicos é ilustrado por um artista diferente que apresenta a sua interpretação dos personagens. Peter Pan foi ilustrado por Fabiana Salomão, uma paulista que é fã das aventuras lobatianas e há 14 anos ilustra livros infantis.

Dom Quixote das Crianças - Col. Monteiro Lobato em Quadrinhos


Resenha: Enquanto bisbilhotava a biblioteca do Sítio, Emília encontrou um livro muito interessante: Dom Quixote de La Mancha. Curiosa, a boneca quis logo saber do que se tratava. Essa é a história que se passa neste livro, baseado na obra de Monteiro Lobato. É uma aventura atrás da outra. Você não pode perder!

Aritmética da Emília - Ed. Comemorativa - Monteiro Lobato


Resenha: Depois da viagem para o País da Gramática, a turma do Sítio do Picapau Amarelo decide se aventurar pelo universo dos números e das operações matemáticas. Só que agora, ao invés de todos arrumarem suas coisas e partirem rumo à aventura, é o País da Aritmética que desembarca no Sítio e se apresenta num circo organizado pelo sábio sabugo. Entre uma reinação e outra, os artistas da matemática mostram para Emília, Narizinho e toda a turma como essa matéria pode ser bem divertida.

Viagem ao Céu - Monteiro Lobato


Resenha: Neste passeio interplanetário a turma do Sítio do Picapau Amarelo aprende noções de astronomia. Enquanto Pedrinho, Narizinho e Emília divertem-se no espaço, Tia Nastácia fica na Lua cozinhando para São Jorge. As crianças se divertem nos anéis de Saturno e chispam pelo universo na cauda de um cometa.

O Picapau Amarelo - Monteiro Lobato


Resenha: Mais um livro da obra infanto-juvenil de Monteiro Lobato chega às livrarias de todo país. O Picapau Amarelo é o sétimo volume da coleção lançada pela Editora Globo em nova edição. Dessa vez, após uma troca de cartas entre os netos de Dona Benta e o Pequeno Polegar, os habitantes do mundo do faz-de- conta resolvem mudar-se para o Sítio do Picapau Amarelo. Com a presença de Peter Pan, Dom Quixote, Branca de Neve, Aladim, Alice e muitos outros personagens o Sítio vira palco de grandes aventuras e muitas confusões.

O Saci - Monteiro Lobato


Resenha: Mais uma vez de férias no Sítio do Picapau Amarelo, Pedrinho se aventura pelos mistérios do assombrado Capoeirão dos Tucanos na companhia do Saci. Juntos, eles vêem de perto os principais mitos do folclore brasileiro, como a Porca dos Sete Leitões, a Cuca e o Boitatá.

domingo, 24 de maio de 2009

Caçadas de Pedrinho - Monteiro Lobato


Resenha: Nessa história, Pedrinho e uma expedição formada por Narizinho, Emília, Rabicó e Visconde de Sabugosa vão à caça de uma onça-pintada escondida na mata de taquaraçus perto do Sítio do Picapau Amarelo. Com muita valentia e um pouco de medo, essa turma arma a maior confusão entre os animais silvestres e se aventuram numa caçada arriscada, divertida e cheio de surpresas.

Memórias da Emília - Monteiro Lobato


Resenha: Nesse livro, Emília resolve colocar no papel todas as aventuras pelas quais passou durante sua existência. Para isso, ela tem a ajuda do Visconde de Sabugosa, que, conformado, ouve e toma nota de tudo o que ela diz. Com muita imaginação, a boneca de pano conta não só as coisas que aconteceram, mas também como bem entende, ou seja, com seu jeito “emiliano” se ser.

Reinações de Narizinho - Vol. 2 - Monteiro Lobato


Resenha: As histórias deste livro estão cheias de surpresas e emoções. Graças ao pó de pirlimpimpim, a turma do Sítio do Picapau Amarelo passeia pelo reino das fábulas e dos contos de fadas. E recebe a visita do Pequeno Polegar e do Gato de Botas, junto com muitos outros personagens encantados que transformam o Sítio em um cenário repleto de magia.

A Reforma da Natureza - Monteiro Lobato


Resenha: Neste livro, toda a Turma viaja à Europa para resolver os problemas causados pela Segunda Guerra Mundial, exceto Emília, que fica no Sítio e convida a sua amiga do Rio de Janeiro, Rãzinha da Silva, para ajudá-la em algumas invenções. A dupla resolve reformar as árvores e os animais, transformando o Sítio do Picapau Amarelo no laboratório mais maluco e curioso do planeta.

Emília no País da Gramática - Monteiro Lobato


Resenha: Neste livro, Monteiro Lobato manda Emília e toda a turma do Sítio do Picapau Amarelo ao País da Gramática. Lá, a língua portuguesa é explicada com muita imaginação e criatividade. Alguns conceitos gramaticais foram atualizados e comentados, para ajudar o leitor de hoje a aprender se divertindo!

A Chave do Tamanho - Monteiro Lobato


Resenha: Lançado pela primeira vez em 1942, ano em que o Brasil entrou na Segunda Guerra Mundial, A chave do tamanho, de Monteiro Lobato, faz uma crítica aos governantes que mataram milhares de pessoas e destruíram cidades inteiras na Europa. Nessa história, Dona Benta e toda a turma do Sítio do Picapau Amarelo estão tristes com as notícias que chegam pelo rádio e pelos jornais contando sobre os bombardeios e as mortes causados pela guerra. Escondida de todos, Emília resolve dar um jeito nessa situação e parte para uma aventura arriscada que pode acabar com toda a civilização. Depois de muda o tamanho de todos os seres humanos, a bonequinha sai pelo mundo enfrentando perigos e fazendo descobertas. Em suas andanças chega a encontrar o temido Adolf Hitler. Numa época em que os adultos não costumavam conversar muito com as crianças, Lobato fala sobre a guerra com o público infantil neste livro que se tornou um de seus grandes sucessos.

Reinações de Narizinho - Vol. 1 - Monteiro Lobato


Resenha: Reúne seis das onze histórias que Monteiro Lobato escreveu a partir de 1920. Narizinho arrebitado é a primeira delas. Surge Emília, a boneca de pano que destrava a língua, e uma espiga de milho transforma-se no Visconde de Sabugosa. Começam as travessuras sem fim dos netos de Dona Benta.

Fábulas - Monteiro Lobato


Sinopse: Histórias que divertem e, ao mesmo tempo, trazem uma lição de moral, as fábulas têm como personagens principais os bichos, que falam, pensam e interagem com os homens. Carneiros unidos contra uma raposa, um burro metido a juiz, um macaco que passa a perna no gato e muitos outros animais povoam as páginas deste livro. Edição ampliada de Fábulas de Narizinho, o livro Fábulas, de Monteiro Lobato, saiu pela primeira vez em 1922. Nele, o autor reconta muitas das fábulas de Esopo e La Fontaine e publica algumas de sua própria autoria. As histórias são narradas por Dona Benta e sempre estão acompanhadas de perguntas e críticas inteligentes da turma do Sítio do Picapau Amarelo. Inclusive da Emília, a bonequinha que tira de uma dessas narrativas a ideia de, um dia, reformar a natureza.Este livro é um dos clássicos da literatura infantil que Lobato adaptou para o universo do Sítio do Picapau Amarelo. Nesta nova edição da obra de Lobato, cada volume das adaptações dos clássicos é ilustrado por um artista diferente que apresenta a sua interpretação dos personagens. Fábulas é ilustrado por Alcy Linares, um dos ilustradores de livros infatis mais premiado no Brasil.