domingo, 28 de junho de 2009

Pérola e Giba - Wendy Harmer



Resenha: Nessa aventura, a linda fadinha Pérola ganha um novo amigo, o gnono Giba. Pérola terá de ajudar o amiguinho a encontrar um lar no Parque Jubileu. Até achar o lugar perfeito, eles terão que procurar muito e tentar sair ilesos das armadilhas dos ratões malvados Magrelo e Pulguério.

Pérola e a Tia Tábata - Wendy Harmer



Sinopse: É o aniversário da Poli, e Pérola está planejando uma festa surpresa para a sua amiga. Oba! Oba! Tem tanta coisa para fazer! Pérola precisa comprar presentes, docinhos, prêmios para as brincadeiras e, é claro, o melhor bolo de aniversário de todos os tempos. E só tem um lugar onde ela pode encontrar tudo isso – a loja da tia Tábata, que fica na velha torre do relógio. Mas, quando o Pulgério e o Magrelo descobrem que não foram convidados para o aniversário, decidem fazer uma festa só para eles. Isso vai resultar numa terrível combinação de bolos mágicos que podem estragar a alegria de todo mundo. Será que a tia Tábata vai salvar o dia?

Pérola e Poli - Wendy Harmer



Resenha: Pérola tem visitas! Poli, a Fada do deserto, veio lá da Vila Arco-Íris para visitar a cidade grande pela primeira vez. Pérola está animada para mostrar a ela todas as coisas bonitas do Parque do Jubileu, mas logo descobre que essas coisas podem ser bem estranhas para uma fadinha do Deserto...

Pérola e a Bolsa Perdida - Wendy Harmer



Resenha: Coitadinha da Sra. Olívia! Ela perdeu sua preciosa bolsa em algum lugar do Parque Jubileu. Onde estará? Pérola e seus amigos precisarão virar detetives para resolver este mistério.

Pérola e o Anjo - Wendy Harmer



Resenha: Faltam dois dias para o Natal e a fadinha Pérola quer deixar tudo muito bonito no Parque Jubileu. O elfo Giba e Poli, a Fada do Deserto, também vão participar. Mas o que eles não esperavam era que uma forte tempestade estragasse toda a decoração e deixasse o parque devastado. E agora, o que a nossa fadinha vai fazer?

Pérola e a Boneca - Wendy Harmer



Resenha: Uma noite, Pérola encontra uma boneca perdida debaixo de um arbusto. A boneca está muito triste porque perdeu sua dona. O que Pérola pode fazer? Organizar um espetáculo fantástico, fabuloso, fenomenal, é claro! E todos os animais do Parque vão ajudá-la!

Pérola no Parque - Wendy Harmer



Resenha: Todo mundo já ouviu falar das fadas que vivem no jardim. Mas você sabia que elas também vivem na cidade? Mas é claro que sim! Conheça Pérola, a Fada do Parque. Pérola está sempre muito ocupada, tomando conta do Parque jubileu. Mas um dia ela acorda e encontra tudo de pernas para o ar! Ai, ai, ai! O que foi que aconteceu? A Pérola vai ter de arrumar...

Pérola e Safira - Wendy Harmer



Resenha: Brilhos e brisas! O dia está perfeito para o primeiro Festival das Fadas no Parque Jubileu. Todos estão trabalhando para deixar os brinquedos e jogos prontos e a decoração está maravilhosa! Estava tudo perfeito... até a chegada da prima Safira. Poli e Giba perceberam que havia alguma coisa errada, mas Pérola estava muito ocupada treinando seu discurso! Se ela soubesse o que estava prestes a acontecer, teria prestado mais atenção em seus amigos...E agora? Será que Pérola vai conseguir evitar que o Festival seja arruinado?

Pérola e Sua Concha Cor-de-Rosa - Wendy Harmer



Resenha: Ai, ai, ai! Quando a Pérola, a Fada do Parque, chega em sua casa, uma linda concha cor-de-rosa na antiga fonte do Parque Jubileu, ela encontra uma surpresa: a fonte está em reformas! E a concha dela foi pintada com uma feiosa tinta cinza, que ainda por cima tem um cheiro horroroso! Então, Pérola vai para a casa de sua amiga Poli esperar que a tinta seque. Mas, enquanto Pérola está longe, sua malvada prima Safira e aqueles ratões encardidos, Pulguério e Magrelo, arranjam muitos problemas! Com a ajuda de Giba e Poli, Pérola precisa expulsar os vilões de sua concha, antes que eles façam ainda mais bagunça! Isso porém, não será nada fácil: além de roubar a casa da Pérola, eles também roubaram a varinha mágica da fadinha! Não perca mais essa aventura fantástica da Pérola, a fada mais fofa de todo o mundo!

O Menino do Dedo Verde - Maurice Druon



Resenha: Era uma vez Tistu...Um menino diferente de todo mundo. Com uma vidinha inteiramente sua, o pequeno de olhos azuis e cabelos loiros deixava impressões digitais que suscitavam o reverdecimento e a alegria. As proezas de seu dedo verde eram originais e um segredo entre ele e o velho jardineiro, Bigode, para quem seu polegar era invisível e seu talento, oculto, um dom do céu. Até o final surpreendente e singelo.´O Menino do Dedo Verde´, de Maurice Druon, tornou-se um clássico da literatura para crianças e jovens em todo o mundo e permanece atual há três décadas, sendo adotado em escolas do Ensino Fundamental todos os anos. Esta fábula trata de questões relacionadas com os conceitos de convívio social, ética e cidadania; e foi pioneira ao abordar o tema ecologia.

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Assembléia dos Bichos - Nivaldo Tetilla Monzano


Resenha: Ensina, de forma divertida, como o equilíbrio do meio ambiente é importante para a preservação da vida na Terra e o que podemos fazer para zelar de nosso Planeta para garantir uma vida melhor para todos.

A Viagem das Sementes - Jorge Antônio Menna Duarte e Paulo Ernani Ramalho Carvalho


Resenha: Tudo na natureza tem uma razão de ser. As plantas e os animais são verdadeiros aliados na transformação do ambiente vivo, principalmente na distribuição das sementes. Essa publicação conta, em uma linguagem simples, a vida na floresta e mostra os variados caminhos pelos quais as sementes passam para se transformar em novas plantas. A história da natureza, e sua constante transformação, é acompanhada pelas aventuras de Tio Paulo e seus sobrinhos Ana e Tiago em uma manhã na mata. Essa cativante leitura encantará crianças e adultos.

A Menina e o Espantalho - Francisco das Chagas Martins e Ismar Maciel dos Santos


Resenha: Ambientada na Região do Carnutim, em pleno Semi-Árido cearense, esta obra narra a luta permanente de uma família de pequenos agricultores para sobreviver no Bioma Caatinga, onde as agressões à natureza tornam o clima ainda mais seco e quase desértico. É nesse ambiente que Babi, com a ajuda do seu boneco Sapeca transformado em espantalho, convence seu pai e outros agricultores a adotarem novas formas de preparo e uso da terra, para plantio agrícola. Assim, nossos heróis conseguem reverter a situação: onde antes tudo era seco, agora predomina só o verde, fartura tem de montão. Misto de narrativa, cordel e trechos do folclore regional, o livro é ilustrado em estilo de aquarela, um trabalho minucioso do artista plástico Silvio Ferigato. Composta por um glossário e por várias atividades lúdicas de interpretação de seu conteúdo, a obra é mais um instrumento pedagógico para auxílio na organização de trabalhos em grupo na escola e na comunidade.

A História do Seu João das Alfaces - Adriana Maria de Aquino e Maria Cristina Prata Neves



Resenha: Uma divertida história agroecológica para despertar, nos pequenos leitores, o interesse pelas questões ambientais. Em suas páginas coloridas, as crianças aprenderão como é possivel produzir alimentos sem agredir o meio ambiente.

A Aventura de Plantar - Lúcia Nóbrega



Resenha: Emilio está orgulhoso de sua plantação de milho. Vai colher sua primeira espiga. É um dia especial... Óvini e Ufo, dois simpáticos ETs, estão visitando nosso Planeta e fizeram uma parada no Brasil. Querem saber como alimentos e outros produtos são tirados da terra. O encontro com Emílio é providencial: o menino sabe tudo sobre a agricultura brasileira. Os ETs levam-no ao disco voador e tentam extrarir dele todas as informações.