terça-feira, 24 de agosto de 2021

A Verdadeira História de Chapeuzinho Vermelho - Agnese Baruzzi


Indicação de leitura: a partir de 3 anos

Sinopse: Então, você pensa que conhece a história da Chapeuzinho Vermelho? Às vezes, as coisas não são como parecem ser. Quando o Lobo escreve à Chapeuzinho Vermelho pedindo que o ensine a ser bom, ela fica eufórica. Mas, assim que o Lobo, agora bonzinho, torna-se uma celebridade, Chapeuzinho Vermelho, ciumenta, decide fazer alguma coisa. Uma variedade de papéis e de novas texturas complementa esta divertida história!

Este Livro Está Cheio de Monstros - Guido Van Genechten


Indicação de leitura: a partir de 6 anos

Sinopse: Antes de deixar a capa para trás, é bom que você saiba: este livro está cheio de monstros, e você pode parar de ler a qualquer momento. Mas se você é valente, prepare-se: tenha por perto alguns itens essenciais como pregadores de roupa, protetores de ouvido e botas de borracha para seguir nessa aventura – divertida e, quem diria, até mesmo fofinha. Com ilustrações ultradivertidas que se assemelham aos desenhos das crianças, cada monstro ganha vida e características assustadoras, como gostar de comer lesmas ou adorar um banho de limo. Deu para sentir o humor? O livro, interativo, anuncia o que as crianças vão ver se tiverem coragem de virar a página. E nessa brincadeira de saber o que as espera, a risada é certa!

Mustafá - Marie-Louise Gay


Indicação de leitura: a partir de 7 anos

Sinopse: Mustafá conta a história de um garoto que teve de sair de seu país com a família e aos poucos descobre seu novo lar. A Lua, as estações, as flores, os insetos e a música desse lugar ora lhe lembram a sua antiga terra, ora o encantam pelo que têm de diferente do que ele já conhece. Mesmo com esse mundo novo a descobrir, Mustafá sente-se invisível ali onde as pessoas falam uma língua que ele não entende. Mas, um dia, uma menina, com um gesto simples, irá mostrar a ele que a amizade, a gentileza e o afeto superam as fronteiras entre línguas e lugares.

segunda-feira, 23 de agosto de 2021

O Clube dos Caçadores de Códigos - O Farol Mal-assombrado - Penny Warner


Indicação de leitura: a partir de 9 anos

Sinopse: Cody, Quinn, Luke e M.E. adoram brincar com códigos. Na verdade, eles gostam tanto de códigos, que têm seu próprio clube particular, com um esconderijo secreto e senhas que mudam a cada dia. Quando Cody recebe um e-mail misterioso, que faz alusão a um tesouro na ilha de Alcatraz, o clube mal pode esperar para começar uma verdadeira caçada às pistas. E desvendar enigmas é o que os Caçadores de Códigos fazem melhor! Quer entrar para o misterioso Clube dos Caçadores de Códigos? Preparamos uma carteirinha oficial exclusiva para membros! É só baixar o arquivo neste link, imprimir e personalizar com seus dados e foto. Se você realmente for um bom caçador(a) de códigos, vai continuar a brincadeira com esses cartões, que podem ser impressos através deste link. Uma dica: recorte e plastifique cada carta para levar na mochila. Outra dica: vai ser ainda mais divertido se você convidar seus amigos para entrar no Clube e fazer parte dessa aventura também.

A Árvore Os Três Caminhos - Janaína Tokitaka


Indicação de leitura: a partir de 9 anos

Sinopse: Sofia não esperava a reviravolta que iria acontecer na sua vida ao conseguir abrir, finalmente, a porta misteriosa no casarão de seu avô. Lá dentro, deparou-se com uma grande árvore no centro de uma instigante biblioteca e foi recepcionada por um exótico corvo albino, que a informou sobre uma importante missão. Sofia descobriu que aquela era a Árvore da Vida, essencial para a manutenção da vida na Terra, e que a mesma estava muito debilitada.

terça-feira, 17 de agosto de 2021

O Homem Que Contava Histórias - Rosane Pamplona


Indicação de leitura: a partir de 8 anos

O Homem que Contava Histórias é uma coletânea de histórias da tradição oral que privilegia os chamados ‘contos de artimanha’, em que a esperteza vence, e as narrativas são de caráter filosófico. O livro reúne 20 contos que procuram resgatar as tradições de diversas etnias: judaica, indiana, chinesa, uigur, persa, japonesa, sufista, italiana, grega, russa e brasileira. Rosane ousa dizer que muito do pouco que sabemos dos homens está nos mitos, nas lendas e em outras narrativas fabulosas que nos legaram. Por outro lado, muito do que eles mesmos sabiam sobre si e sobre o mundo era ensinado por meio dessas narrativas contadas de geração a geração.

Os Bandeira-Pirata e o Galeão Assombrado - Jonny Duddle


Indicação de leitura: a partir de 8 anos

Em toda noite de lua cheia, uma misteriosa embarcação é vista na costa da cidade. Seria o Rato Preto, há anos afundado pela Marinha de Mar-Nublado durante a emboscada contra os piratas? Uma coisa é certa: a população está apavorada, especialmente com os saques que voltam a ocorrer sempre que o emblemático navio é visto. Matilda, uma pequena – mas destemida – moradora de Mar-Nublado está disposta a resolver este mistério e acabar de vez com o pânico que assola a população. Ao lado da família Bandeira-Pirata, Jim Júnior – um pirata de verdade! – e Matilda lutam para solucionar o enigma. Conseguirão eles derrotar os piratas estropiados.

Kalinda, a Princesa Que Perdeu os Cabelos, e Outras Histórias Africanas - Celso Sisto


Indicação de leitura: a partir de 8 anos

“Os contos populares africanos me devolvem as raízes do mundo. E trazem (imaginariamente) as vozes ancestrais para sussurrarem nos meus ouvidos.” Neste surpreendente livro, o renomado autor e ilustrador Celso Sisto traz diversos contos do continente africano, por meio dos quais o leitor poderá explorar a riqueza da cultura dos diferentes povos que lá vivem.

Os Bandeira-Pirata e o Ouro do Monstro - Jonny Duddle


Indicação de leitura: a partir de 8 anos

Matilda encontra uma garrafa com um convidativo e misterioso mapa do tesouro. Ela e a família Bandeira-Pirata empreendem uma viagem repleta de aventuras, astúcias e reviravoltas para encontrar o tesouro “que vai além de tudo o que você já viu”. A narrativa fluida e elegante combina muitos elementos tradicionais das aventuras de piratas com um humor peculiar, que dialoga muito bem com o jovem leitor. As ilustrações do artista são essenciais à narrativa, que reúne um bardo sinistro, Kraken, Davy Jones e até simpáticos macaquinhos. Mas afinal, será que os jovens aventureiros vão encontrar o tesouro? E como será que o mapa os encontrou?


segunda-feira, 9 de agosto de 2021

Babá de Dragão - Josh Lacey


Indicação de leitura: a partir de 8 anos

Sinopse: “Querido tio Morton. É melhor você pegar um avião agora mesmo e voltar para cá. Seu dragão comeu a Jemima”. Parecia fácil: Edward tinha que cuidar do animal de estimação fora do comum de seu tio Mornton por uma semana enquanto ele estava de férias. Mas logo a geladeira ficou vazia, as cortinas pegaram fogo e o carteiro saiu correndo pelo jardim!

O Clube dos Caçadores de Códigos - Penny Warner


Indicação de leitura: a partir de 9 anos

Sinopse: Cody, Quinn, Luke e M.E. são bem diferentes entre si, porém todos têm algo em comum: adoram criar e decifrar códigos. Na verdade, eles amam tanto códigos, que têm seu próprio clube secreto com um esconderijo e senhas que mudam a cada dia. Quando Cody e Quinn percebem o que pode ser um código na janela de uma casa vizinha, que pertence ao sujeito que eles chamam de Homem Esqueleto, o clube entra em ação. E trata-se de um pedido de socorro! Quer entrar para o misterioso Clube dos Caçadores de Códigos? Preparamos uma carteirinha oficial exclusiva para membros! É só baixar o arquivo neste link, imprimir e personalizar com seus dados e foto. Se você realmente for um bom caçador(a) de códigos, vai continuar a brincadeira com esses cartões, que podem ser impressos através deste link. Uma dica: recorte e plastifique cada carta para levar na mochila. Outra dica: vai ser ainda mais divertido se você convidar seus amigos para entrar no Clube e fazer parte dessa aventura também.

Como Viver Para Sempre - Colin Thompson


Indicação de leitura: a partir de 8 anos

Sinopse: Mesmo antes de descobrir o segredo do museu, Pedro já vivia em dois universos à parte, dentro e fora de um lugar que cheira a história, cheio de peças que ultrapassam milênios, passagens secretas e corredores sem fim. Esse mundo, que ele vive explorando, é também o seu lar. Numa noite, em busca de uma cura para a doença de seu avô, Pedro descobre a existência de um livro cujo título estava gravado em ouro: Como Viver para Sempre. A descoberta marca o início de uma grande aventura por um mundo novo e mágico, no qual Pedro vai descobrir algo muito familiar.

segunda-feira, 2 de agosto de 2021

Dumazi e o Grande Leão Amarelo - Valanga Khoza


Indicação de leitura: a partir de 7 anos

Sinopse: Dumazi, uma menina zulu, foi ao poço levando seu grande cântaro vazio. Queria enchê-lo de água. Chegando lá, deparou-se com um enorme leão amarelo, preso numa armadilha, pedindo ajuda. Compadecida, ela solta o grande animal, mas impõe uma condição: mesmo que ele esteja com fome, precisa poupá-la. O leão aceita. Será que ele vai cumprir a promessa? Para proteger-se, Dumazi terá de contar com a ajuda de outros animais. Uma história surpreendente sobre o embate entre o mais forte e o mais esperto.

De Repente - Chris Naylor-Ballesteros


Indicação de leitura: a partir de 6 anos

Sinopse: O besouro tinha uma amiga. Ela chegou, de repente, e se instalou com ele no alto do rochedo. Lá, todos os dias, eles faziam um piquenique e, ao entardecer, observavam a lua. A amiga, porém, sumiu – de repente. O besouro procurou, procurou, procurou até que, do alto do rochedo, de repente, pensou ter avistado a amiga do outro lado da floresta. Partiu, então, em uma jornada arriscada para encontrá-la. Mas será que é mesmo ela? Usando com maestria apenas o preto e o vermelho nas ilustrações, essa delicada fábula combina duas narrativas, a textual e a visual, para contar uma história de amizade cheia de nuances e camadas de leituras.

Quem Sou Eu? - Philip Bunting


Indicação de leitura: a partir de 7 anos

Sinopse: Você sabe quem é você? Será que você é o lugar onde nasceu? Ou será que você é seu corpo? Você é seu nome? Você é seu gênero? E seus pensamentos e sentimentos? É isso que você é? Este livro divertido do best-seller Philip Bunting – autor de Como eu cheguei aqui? – nos convida a refletir sobre quem somos de verdade. Com uma linguagem acessível e as ilustrações tão irreverentes e peculiares do ilustrador, o livro mostra que há muito mais em nós do que os rótulos, hábitos, cultura e mesmo do que nossa biologia. Assim, nos leva a compreender que somos todos iguais, apesar de diferentes, e partes do mesmo todo. Uma jornada impressionante por tudo aquilo que nos compõe, mas que não nos define. Quem você escolhe ser?

O Coelho, o Escuro e a Lata de Biscoitos - Nicola O'Byrne


Indicação de leitura: a partir de 6 anos

Sinopse: Era uma vez um coelho que não queria ir dormir. Então, ele teve uma ideia brilhante para adiar a hora de ir para a cama. Prendeu o escuro em uma lata de biscoitos! Com o sol iluminando tudo, ele continuaria acordado, certo? Mas será que o escuro só serve para a gente dormir? Nessa aventura, o coelho vai acabar descobrindo que muitos animais – e até plantas – precisam que anoiteça! Vai perceber também que dormir não é assim tão ruim. Certamente, os pequenos leitores vão se identificar com esta nova obra da premiada Nicola O’Byrne, de sucessos como Abra com cuidado, O que tem atrás da porta? e A última história antes de dormir.

Só Mais Cinco Minutos - Marta Altés


Indicação de leitura: a partir de 6 anos

Sinopse: Os pais sempre dizem: “nós não temos tempo!”, “estamos atrasados”, “precisamos correr!”. Mas será que isso é verdade? Porque as crianças sempre têm tempo! Tempo de pular na poça de água, tempo de fazer aquela pergunta desconcertante, tempo de reparar nas borboletas, folhas, gravetos, formigas, céu, sol, lua. Tempo de brincar e de fazer novos amigos. Por que o tempo dos adultos é diferente do tempo das crianças? Neste livro divertido, a premiada autora e ilustradora espanhola Marta Altés, de obras como Não! e A macaquinha, nos convida a conhecer a rotina de um pai sempre sem tempo e de seus dois filhos, que encontram um tempinho para tudo. O que o olhar das crianças pode nos ensinar?